Ter uma marca pessoal forte é essencial para quem deseja passar uma determinada percepção positiva sobre si. Entretanto, é preciso trabalhar a marca pessoal, ou seja, a forma como gerenciará a sua marca. Afinal, de que adianta se esforçar para construir uma imagem se ela não for divulgada ou conhecida? Ou melhor, o que adianta se esforçar para construir uma marca que não passe reputação?
Na antiguidade, a grande maioria das pessoas nunca se aventurou além de um círculo de cinco a dez quilômetros do lugar em que nasceram. As únicas pessoas que eles conheciam eram as que estavam dentro dessa distância. Ao passo que a tecnologia cresceu, o tamanho desse círculo também aumentou. Hoje, este círculo compreende toda a Terra. Se as pessoas acham você simpático ou memorável, de qualquer forma ou por qualquer razão, eles vão associar essa emoção ao que você vende. Você é seu negócio. Por que não ser a marca para aquele negócio também? Isso significa que você é sua melhor marca. Não há ninguém como você. Sua personalidade e talentos são únicos.
“A filosofia do Personal Branding parte do pressuposto de que cada um de nós tem dons únicos e propósito e sonhos distintos na vida. Ao conectar esses dons, propósito e sonhos, nós nos abrimos para a felicidade e sucesso na vida” – Frost (2003).
Tom Peters disse: “Independente de idade, posição e negócios que porventura estamos inseridos, todos nós precisamos entender a importância do Branding em nossas vidas. Nós somos os CEOs das nossas próprias empresas: EU, Ltda.
Dentro deste contexto, um um mercado cada vez mais dinâmico, sem barreiras, competitivo, multicanal, você quer ser procurado e lembrado por aquilo que você tem de melhor a oferecer. Este cenário exige que cada um seja o gestor de sua própria marca, o profissional precisa se autoconhecer, valorizar seus diferenciais competitivos, ter um planejamento estratégico sustentável e construir uma reputação forte. Somente assim é possível ter um desenvolvimento pessoal e profissional sólido.
Com a digitalização do mundo e de todas as atividades que nos cercam, as pessoas se tornaram, de fato, o centro de todas as ações praticadas no mercado, uma vez que, sem elas, as relações simplesmente não se sustentam.
Estar presente nas plataformas não significa ter uma estratégia.
Plataformas são plataformas. Não basta estar nelas se não se sabe o que fazer! É fundamental para as marcas dedicar seus esforços para elaborar uma estratégia que as leve em direção ao seu objetivo.
Para tanto é fundamental entender a característica de cada uma delas bem como o que o público que as utiliza espera das marcas naquele ambiente. Nesse sentido as marcas precisam multiplicar suas abordagens para atingir seus públicos em diferentes situações e ambientes, objetivando sempre ser considerada como opção e merecedora de atenção, para que então, ela possa, de fato, estabelecer e manter as relações que garantem sua preferência.
Para sair na frente em um mercado competitivo, a melhor maneira é se planejar e investir na gestão da sua marca pessoal. Primeiro, é fundamental avaliar-se constantemente para fazer um balanço dos caminhos que está tomando. Eles estão de acordo com os objetivos e metas de curto, médio e longo prazo estabelecidos por você?
Assim, é importante que a direção da sua vida seja baseada nas suas escolhas e não nas mudanças externas, cada vez mais frequentes e imprevisíveis. Nossa tarefa mais importante no mundo é ser head de marketing de nós mesmos.
É tão importante darmos valor à construção e posicionamento da nossa marca pessoal, pois ela está diretamente ligada à nossa reputação. E convenhamos amigos, você não a constrói em horas ou minutos. Você deve antes conquistar confiança, credibilidade e autoridade durante semanas, meses e anos.
Quer construir uma marca com reputação? Reflita sobre os pontos abaixo:
A) Quem é você e qual valor você oferece para o outro/mundo/mercado?
B) O que o torna único (experiências, personalidades,história)?
C) De que forma você quer ser reconhecido? E de que forma você compartilha e comunica o seu conhecimento, o seu valor?
A autorreflexão é o primeiro e importante passo para você gerir de forma adequada a sua marca pessoal e, assim, ser o autor da sua própria história. O que você faz pode não ser único no mundo, mas você é, não há duas pessoas como você. Esse é a sua grande vantagem.
Concentre-se em você mesmo para aproximar do seu mercado-alvo, dos seus objetivos e moldar o que ele pensa sobre você, para que seja criada uma relação íntima, de credibilidade reciprocidade entre sua marca e as pessoas, construindo assim, sua reputação, uma marca de valor, que é a chave para se ter uma marca pessoal de sucesso.
E vai aí uma dica pra lá de importante: o posicionamento da sua marca pessoal deve refletir quem você é como pessoa e como um empreendedor. Você realmente não pode separar como você posicionou o seu negócio com a forma como você se posiciona como pessoa. Afinal, você é único, então sua marca tem que ser exclusiva.
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